quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O sono

Nossa, como eu tinha medo dessa parte! Dentre as coisas (muitas, várias) desagradáveis que as pessoas vinham me dizer estava a questão do sono: "a filha de fulana nunca dormia, parecia que o berço tinha espinho"; "Reze pra sua filha dormir bem..." Eu ficava assustadíssima, claro.

No primeiro dia de vida da Luiza (na primeira noite, na verdade), ainda no hospital, ela chorou umas três horas sem parar. Foi aí que pensei: "Meu Deus, onde foi que eu me meti?!? Será que vai ser assim pra sempre?" Na verdade, meu leite ainda não tinha descido e ela chorou foi de fome mesmo.

Aos poucos, em casa, o sono foi se regularizando. Ela nunca trocou o dia pela noite. Mas, teve fase de dormir duas, três horas seguidas de dia e acordar a cada quarenta minutos, uma hora à noite. Teve outra de não dormir nada o dia inteiro e à noite emendar quatro, cinco horas de sono. Num outro período, ela dormia religiosamente duas horas à tarde e depois, a noite inteira. O recorde foram dez horas seguidas dormindo. Eu é que fiquei acordando e indo conferir se estava tudo bem com ela. O leite já transbordando e eu pensando: "que horas será que ela vai acordar?"

Hoje, aos seis meses, estamos assim: ela tira um cochilo de manhã, que varia entre meia hora e uma hora e meia de duração. A partir de nove horas ela já está sonolenta. Já de tarde são duas sonequinhas, da mesma duração do soninho da manhã. Uma depois do almoço, geralmente às duas, e outra lá pelas cinco e meia, seis horas. O sono da noite chega às dez, dez e meia. Acorda uma vez (entre duas e quatro da manhã) e dorme de novo até despertar de vez, sete ou oito da manhã. Essa rotina só foi quebrada com a chegada dos dentes. Durante o dia não mudou muita coisa não (só a irritação), mas, em compensação, passou a acordar até quatro vezes à noite.

Acho que estamos bem assim. Eu nunca tive grandes necessidades de sono. Não me sinto cansada ou indisposta por ter que amamentar. Comigo ela sempre dorme no peito, já com o papai é só balançar um pouquinho no colo.

Minha pequena está cada vez mais linda, mais fofa e mais esperta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário