sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A amamentação

Eu sabia que não ia ser simples. Mas sabia também que podia ser muito prazeroso. O primeiro desafio que enfrentei pra alimentar Luiza foi esperar o leite descer. Isso porque, como expliquei no post anterior, fui submetida a uma (desne)cesárea. Levou três dias pro leite aparecer e enquanto isso minha filha chorou um pouco e eu chorei bem mais.

Depois, esqueci tudo o que tinha lido e achei que as mamadas tinham que acontecer em horários regulares. Me confundi também com uma orientação da pediatra dela e estava marcando o tempo que dava cada peito. Luiza só mamava o leite sem gordura, que é o que vem primeiro durante a mamada. Resultado: chorava de fome, um choro desesperado mesmo. Dormia pouco e eu entrava em parafuso. Ainda bem que corrigi isso logo.

Mas o pior pra mim foi não ter recebido apoio das pessoas que estavam ao meu lado. "Seu leite é fraco!" Foi a frase que mais escutei. De amigos, conhecidos, familiares. Ainda no finalzinho do primeiro mês não aguentei a pressão e cheguei a dar leite artificial. Chorava muito, me perguntando porque não era capaz de alimentar minha filha.

Até que resolvi encarar de frente a situação, me fazer de mouca e me trancar no quarto, só eu e ela e dar o peito até ela cansar. Graças a Deus consegui me livrar da mamdeira. Tenho muito orgulho de, depois dessa derrapada, ter alimentado a Luiza exclusivamente no peito até agora.

Sei que ainda vou enfrentar outros obstáculos porque pretendo fazer um desmame natural, dar de mamar até quando ela quiser. Já ouvi frases como: "acho horrível criança grande demais pendurada no peito da mãe". Quer quiser achar ruim, que ache. É assim que pretendo fazer.

Não vou ficar aqui me lamentando. Sei que venci, que foi muito importante pra ela e pra mim também essa fase exclussiva de leite da mamãe aqui. Também não vou deixar de registrar que foi e continua sendo cansativo, mas extremamente gratificante e muito especial.

E que venham as comidinhas e suquinhos!!!



Um comentário:

  1. É isso ai Gatona!! Faça sempre o que seu instinto recomendar, sem medo! Pra mim vc é e sempre será uma mulher, esposa e MÃE exemplar. TE AMO!!!

    ResponderExcluir